quarta-feira, 29 de abril de 2015

Comentando o Cinema Oriental

Nada como um pouco de pancadaria, ação e até mesmo humor nas telinhas, não é mesmo? Há alguns anos acompanhei acirradamente todo tipo de filme que envolvia Kung Fu e alguns outros filmes orientais que não tinham necessariamente Kung Fu ou lutas.

Infelizmente meu conhecimento nessa área já não é mais o mesmo, não lembro de muitas coisas, portanto espero fazer alguns comentários, talvez dispersos porém de forma dinâmica e de coisas não tão comuns como o fato de Jackie Chan arriscar a vida nos stunts, não gostar de usar armas de fogo, etc.


Muitos dos filmes antigos são difíceis de serem vistos a menos que o gosto pelo gênero seja gritante. Isso me faz lembrar o quanto os filmes mais velhos do gênero tem lutas mais "dançantes". Coincidência ou não, muitos dos atores e atrizes(como o Jackie Chan) cresceram frequentando a Escola de Opera de Pequim, onde aprendiam não apenas Kung Fu, como dança, acrobacia e outras artes.

Você sabia que Woo-Ping Yuen (coreógrafo de Kill Bill, Matrix, O Tigre e o Dragão) dirigiu em 1978 um dos filmes mais marcantes do Jackie Chan, o Mestre Invencível (Drunken Master)?






Não para por aí... Yuen Siu-Tien(pai de Woo-Ping Yuen) também participou do filme como um velho mestre bêbado do Jackie Chan. Esse personagem inspirou o Chin Gentsai do jogo The King of Fighters da SNK e Shun Di de Virtua Fighter. 



Em 1980 Jackie Chan fez o filme O Jovem Mestre do Kung Fu (The Young Master) no qual ele enfrenta no final o Jang Lee Hwang que fora das telas já ensinou Taekwondo para o exército coreano. Durante esse tempo, Hwang matou um Vietnamita que o atacou com uma faca.






Em 1992, Jackie Chan fez o filme Dragões em Dose Dupla  (Twin Dragons) onde contracenou com a Nina Li (inclusive fazendo uma espécie de massagem). A curiosidade é que em 1999 ela casou-se com o Jet Li.

Ambos tinham uma rivalidade (por parte dos fãs) e após muito tempo, fizeram um filme juntos em 2008, O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom), no qual os papéis e lutas são extremamente equilibrados. 



 Quando duas fãs souberam que Jackie Chan iria se casar, cometeram suicídio. Uma se matou em frente ao seu escritório, outra se jogou na frente de um trem bala. É possivelmente um dos motivos dele evitar cenas de beijo.

Aparentemente Jackie Chan "imitou" o Michael Jackson em duas ocasiões: A primeira no filme Police Story (1985) quando ao sujar seu par de tênis, começa a deslizar sobre o chão limpando; A segunda em City Hunter  (1993) quando durante uma luta ele desliza para trás fazendo nada mais nada menos que o Moonwalk e em seguida uma série de movimentos de dança.

Aproveitando o gancho, no filme a Hora do Rush 2, seu parceiro Chris Tucker também imitou o Michael e acabou recebendo uma ligação do próprio MJ que disse "você chutou com a perna errada" se referindo ao movimento que fez durante o filme.


Por enquanto é só isso. São tantas coisas, um vasto mundo. Essas foram as minhas lembranças de  momento, até para não carregar muito o post. Quem sabe no futuro eu possa compartilhar mais curiosidades, comentários, análises etc. sobre o Cinema Oriental e seus elementos e interações com o Cinema Ocidental. Deixo abaixo o link de um site repleto de informações sobre atores, atrizes, diretores, filmes e até mesmo dublês e figurantes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário