sexta-feira, 8 de maio de 2015

5 tipos de bruxos da Literatura Fantástica

 A magia é um dos fenômenos mais explorados na literatura e que ganha os mais diversos conceitos e relevâncias dentro do imaginário dos escritores que se inspiraram em folclores e mitologias de todo o mundo. A vastidão é tanta que chega a ser difícil catalogar tantos universos mágicos criados.  Mesmo assim, decidi listar alguns tipos de usuários de magia mais interessantes que temos por aí.

Cavaleiro de Dragão - Ciclo da Herança (Christopher Paolini)

 Eis uma saga que pretendo resenhar assim que terminar o ultimo livro (em andamento). O primeiro livro, Eragon, é praticamente um Como treinar o seu dragão. Só que não.
ciclodaheranca.blogspot.pt/2011/04/fanarts4.html
 Nos livros há uma diferença nos tipos de magos. Bruxos fazem poções, feiticeiros usam espíritos e mágicos tem poder natural de magia. No entanto, o mais interessante é o Cavaleiro de Dragão, cuja magia tem como principal fonte e canalizador, o seu dragão. São guerreiros habilidosos na arte da espada, sendo assim, ainda mais poderosos dominando magia.
 Toda a magia nesse mundo pode ser convocada através do uso de palavras na Língua Antiga. Mas atenção! Não tente repetir as palavras em casa, pois pronunciar tais palavras consome muita energia vital e como você não tem um dragão, melhor ficar calado!
 Uma das principais funções da magia nesse mundo é se proteger da magia usada por outros magos para controlar a sua mente. Caso não haja proteção, um bom feiticeiro pode derrubar dezenas de pessoas aniquilando suas mentes em segundos através de contato mental.

Filho de Lilith - Os Instrumentos Mortais (Cassandra Clare)

instrumentosmortaistoop.weebly.com/feiticeiros.html
 Os Filhos de Lilith são o fruto de um relacionamento entre humanos e demônios (medo on?) . São dotados de poderes mágicos e podem aprender a conjurar feitiços e invocar entidades. Apesar de possuírem uma aparência duvidosa, não são necessariamente malignos. Sua forma humana possui sempre algum traço demoníaco, como asas de morcego, garras, olhos de gato, entre outros. Mas todas essas anomalias são invisíveis aos olhos humanos, que os enxergam como pessoas normais.
 Os feiticeiros, ou Filhos de Lilith, não são o centro da saga de Clary, mas são grandes auxiliadores ou inimigos dos Caçadores de Sombras - Matadores de demônios que usam símbolos sagrados em seus corpos para obter poderes.

Fada Caída - Dragões de Éter (Rafael Draccon)

 As fadas são avatares do Criador, uma espécie de deus supremo do mundo de Nova Ether. Dotadas de grande poder mágico, elas auxiliam ou punem os humanos quando necessário.
Porém, muitas dessas fadas cederam as tentações do mundo e cansadas da ignorância e ingratidão da humanidade, voltaram-se contra ela quando caíram. Essas fadas caídas foram chamadas de bruxas, uma referência a primeira de todas elas: Cuca Bruja.
 As primeiras bruxas passaram a ensinar humanas a como dominar a magia negra, criando assim escolas da arte das trevas. Outras arrependidas, passaram a ensinar seus dons de forma mais pacífica, com intensão de curar e proteger os indefesos.
 Os rituais místicos das bruxas brancas, lembram muito as wicca. Provavelmente, a principal inspiração do escritor para as bruxas de seu riquíssimo mundo.

Feiticeiras - Fronteiras do Universo (Philip Pullman)

bridgetothestars.net/fanart/witches/
serafina_painting.jpg.php
 As feiticeiras dessa incrível trilogia são mulheres vestidas de preto que sobrevoam os céus com seus galhos de pinheiro-nubígeno. Possuem grande poder mágico e se dividem em clãs, cada um com sua respectiva líder. 
 Elas vivem uma vida longa, a mais velha entre elas possui 600 anos. A vida longa pode ser um fardo, pois veem seus amantes e filhos homens morrerem. Apenas quando nasce uma menina, ela pode se juntar a mãe. Contudo, para isso, um processo doloroso é necessário: ela deve se separar de sua alma por uma longa distância. As almas no mundo das feiticeiras vivem fora do corpo das pessoas em forma de animais chamados digimons dimons.

Bruxos - Harry Potter (J. K. Rowling)


seikion.deviantart.com/art/Harry-Potter-Fan-Art-82753410
 Como não falar dos bruxos mais amados da atualidade? Os bruxos da saga Harry Potter vivem longe da sociedade trouxa (não bruxos), mas convivem muito bem entre eles (na maioria dos casos). Vestem-se de forma antiquada, preocupam-se pouco com limpeza doméstica e ficam assustados ou com vergonha alheia de nossas invenções mirabolantes. Afinal, tudo o que eles precisam para fazer acontecer é uma varinha mágica. Trocam cartas usando corujas e se locomovem aparatando.
 Os mais novos frequentam escolas de magia, onde aprenderam usar seus poderes. Geralmente, o dom da magia é passado por sangue, mas não significa que seja impossível a um trouxa aprender. Se tiver as manhas, vai receber uma carta convidando-o para as aulas. Se você não recebeu, já sabe o por quê.


Bem, é isso! Procurei colocar artes feitas por fãs, desprendendo assim das capas e filmes (dessa lista, só Dragões de Éter ainda não virou filme, mesmo com o clamor dos fãs).

 Até mais, trouxas!


Nenhum comentário :

Postar um comentário